nombre
JÓVENES PERIODISTAS EUROACE - JOVENS PERIODISTAS EUROACE
  • 17 de nov de 2019

Os Jovens da Euroace tornam-se jornalistas

O projeto "Jornalismo Bilingue para Jovens da Euroace" envolveu 300 jovens de 1º e 2º ano de Bachillerato em 12 centros escolares na Extremadura e Portugal. Nos últimos meses têm trabalhado na elaboração de conteúdos informativos em castelhano e Português, estando publicados na plataforma web: www.larayaaraia.com, colocando assim todos o protagonismo e valor dos jovens no ensino de uma língua, através de novas tecnologias.

Redacción

13 diciembre 2018

A Escola Secundaria Hernández Pacheco de Cáceres acolheu a apresentação desta iniciativa, contado com a presença de Rosa Balas, Director Geral da Acção Exterior da Junta de Extremadura (promotora do projeto), assistindo aos trabalho realizados pelos estudantes de 1º de Bachillerato.

 

Desta forma, Rosa Balas conheceu em primeira instância das mãos dos estudantes cacereños, o que significou para eles toda esta experiência, que permitiu "combinar, por um lado a compressão do valor da cooperação com Portugal, e por outro lado, permite que eles sejam os protagonistas das notícias e se encarregam de sua elaboração e redação", comentou.

 

A responsável pela Ação Externa destacou a novidade da modalidade do projeto, que permite aos alunos de Português ou Espanhol a sua aprendizagem através da elaboração e redação de notícias, e sua familiarização com as regiões transfronteiriças.

 

Para Rosa Balas, "todos os centros escolares, publicaram na plataforma web todo o tipo de noticias, que vão desde os direitos das crianças a questões relacionadas com a sua envolvente, no caso pratico de Cáceres: como as atividades de Natal ou Mercado três culturas ".

 

O director geral da Acção Externa explicou que se trata de um projecto-piloto e que algumas questões se têm trabalhado de forma transversal ao mesmo tempo, como as relacionadas com os direitos da criança; e o objetivo é começar a colaborar em um futuro em atividades mistas entre todos os centros escolares.

 

Enquanto, o gerente da empresa DigitalPress, empresa da Extremadura (Espanha) e responsável pelo desenvolvimento do projeto, Julio González, sublinhou a alta resposta obtida tanto pelos centros escolares, como pelos seus professores.

 

Para Julio Gonzalez, deve-se ressaltar o grande envolvimento e dedicação por parte dos alunos, apesar de estes se encontrarem em época de exames, e por outro lado, a dinâmica dos centros escolares que apresentam uma elevada taxa de participação, em menos mês e meio foram afixadas mais de 100 publicações na plataforma digital www.larayaaraia.com, apoiada pelos media digitais do grupo: Região Digital, Diario do Sul, Linhas de Elvas, Reconquista e Alentejo Hoje.

 

Contudo, demonstrou-se uma grande sensibilidade por parte destes jovens jornalistas, que para além de escrever sobre a atualidade dos seus centros escolares ou das suas localidades, têm escrito também sobre questões humanas e sociais, como os direitos e deveres das crianças, as desigualdades ou a pobreza; mostrando assim uma grande sensibilidade por parte destes alunos.

 

Enquanto, os professores têm destacado a importância da motivação dos alunos, que  utilizando as novas tecnologias para trabalhar de forma prática o uso da língua escrita, permitindo ao  intercâmbio linguístico e cultural entre todos os alunos da Euroace.

 

Desta forma, os alunos têm ressaltado a importância do projeto, que serve para promover a compreensão da leitura de uma forma mais divertida, escrevendo e lendo sobre temas que lhes interessam, e que os ajuda a desenvolver melhor a aprendizagem de uma nova língua(idioma).

 

Na apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de ser Jornalistas por um dia, ao  entrevistar o director-geral das Relações Exteriores, Rosa Balas, para saber mais sobre quem é o Euroace e como são as relações entre Extremadura e Portugal.

 

DADOS

 

O projeto visa dar destaque aos jovens que estão estudando em escolas secundárias nas três regiões do Euroace, que trabalharam na prática o idioma do país vizinho por escrito e publicar notícias em mídias digitais das três regiões.

 

No total, participaram seis centros da Extremadura (Badajoz, Cáceres Moraleja, Olivenza, Valencia de Alcántara e Zafra), três do Alentejo (Elvas, Évora e Alandroal) e três da zona centro de Portugal (Castelo Branco, Fátima e Proença-a-Nova ).

 

Ao longo dos últimos meses, eles também realizaram formação e aconselhamento em cada local explicando a Conferência temática para se concentrar nas notícias e conhecimento oferecido sobre os mídia, escrita jornalística, redes sociais e fakenews.

 

Este projeto é financiado pela Junta de Extremadura, através de fundos europeus.

 

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.larayaaraia.com se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.larayaaraia.com

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.

Esta web utiliza cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, obtener datos estadísticos y mostrarle publicidad relacionada con sus preferencias. Si continua navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información Aquí