nombre
JÓVENES PERIODISTAS EUROACE - JOVENS PERIODISTAS EUROACE
  • 17 de nov de 2019

Entrevista al Presidente de Junta de Freguesia de Proença-a-Nova

Pedro Lopes ocupa el cargo de presidente de junta de freguesia de Proença-a-Nova desde 1 de octubre de 2017.

alumnos de 7.º C de Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova

14 junio 2019

Pedro Lopes ocupa el cargo de presidente de junta de freguesia de Proença-a-Nova desde 1 de octubre de 2017.  Este proencense de 41 años es un apasionado por su pueblo, inspirándose en las personas y además tiene en ellas la ayuda para desarrollar y concretizar los varios proyectos.

Su abuelo es su referencia.  Fue estudiante en nuestro instituto, que conoce muy bien y, más tarde, hizo su carrera en Ingeniaría de Producción Animal. Le encantan el campo y los animales, pero la escasez de trabajo en el área lo hizo avanzar para el sector bancario.  Profesión que también le encanta.

La entrevista sigue en portugués:

 

7.º C - Podia-nos dizer as razões pelas quais se candidatou à Presidência da Junta de Freguesia de Proença-a-Nova e Peral?

Presidente da junta de Freguesia - Foi para mim um desafio que me motivou pelo facto de poder dar o meu contributo para o desenvolvimento da Nossa terra. Terra esta onde nasci, cresci, trabalho e vivo.

 

7.º C - Tendo sido eleito, quais as características preponderantes que o destacaram em relação aos candidatos da oposição?

P.J. F.- Todos os candidatos tinham o seu valor, mas acredito que o facto de ter uma equipa dinâmica, jovem com gosto pela terra foi um fator determinante.

 

7.º C – Quais os critérios que seguiu para eleger os membros que integram a equipa que o apoia à frente da Junta de Freguesia?

P.J. F.- Um representante em cada aldeia da freguesia (na medida do possível); Dinamismo; Conhecimento das pessoas; Conhecimento da realidade social e económica.

 

7.º C - Já conseguiu atingir alguns dos objetivos que se propunha enquanto candidato?

P.J. F.- Sim, vários:

- Dia da saúde, dinamização do comércio, ações de formação, requalificação de fontanários,

- Manutenção da rede de caminhos agrícolas e florestais;

- Promover em articulação com as associações o dia de voluntariado para limpeza das localidades e gestão de combustível;

- Atribuição de prémios de mérito para alunos de excelência;

 

 7.º C - Quais as dificuldades encontradas na concretização desses projetos?

P.J. F.- As relações interpessoais por vezes representam grandes desafios na concretização dos nossos objetivos.

 

7.º C - Já ouvimos as dificuldades, podia-nos enumerar as vantagens encontradas no desempenho do seu cargo?

P.J. F.- As relações pessoais, o facto de sentirmos que podemos de certa forma ajudar as pessoas na satisfação das suas necessidades, a gratidão das pessoas, entre muitas outras…

 

7.º C Poder-nos-ia explicar quais são as diferenças entre um presidente da Junta e um presidente da Câmara?

P.J. F.- Entre as inúmeras competências do presidente de câmara (que as pode, ou não delegar), estão controlar as finanças (coordena a elaboração do orçamento municipal e o plano de atividades e autoriza a saída de dinheiro dos cofres municipais), cumprir as deliberações da assembleia municipal e remeter-lhe toda a informação obrigatória, aprovar as obras públicas financiadas pelo município, convocar todas as reuniões de câmara (onde têm assento todos os vereadores), gerir os recursos humanos do município e dirigir o serviço municipal de proteção civil e o conselho municipal de segurança. As juntas são o órgão executivo das freguesias e, na teoria, a lista de competências potenciais é enorme. Na prática, muito depende da capacidade técnica das estruturas, porque muitas que não têm sequer um funcionário, é o presidente quem trata de tudo. Mas, com maior ou menor estrutura técnica, são responsáveis por uma série de equipamentos e serviços prestados às populações. Por exemplo, gerem os cemitérios, os abrigos dos transportes públicos, podem ter programas de ação social e cuidados primários de saúde, entre muitas outras competências

 

7.º C - Ambiciona algum dia vir a exercer o cargo de presidente da Câmara de Proença-a-Nova?

P.J. F.- De momento não está nos meus planos.

 

7.º C - Recordando a tragédia dos incêndios florestais de 2016 e 2017, quais as medidas de prevenção executadas pela Junta de Freguesia para impedir que volte a acontecer?

P.J. F.- Colaboramos nas ações de sensibilização para limpeza dos perímetros habitacionais, participamos no projeto, aldeia segura, pessoas seguras, está em curso a manutenção de todos os caminhos florestais nas áreas que não arderam e disponibilizamos uma viatura e dois funcionários da junta para vigilância na época de maior perigo.

 

7.º C - Quais são as suas ideias para melhorar a qualidade de vida em Proença-a-Nova?

P.J. F.- Realizámos em 2018 e pretendemos continuar a realizar a feira da saúde e envelhecimento ativo - realização de rastreios, workshops/palestras, demonstrações de atividades e apresentação de Entidades que promovam um estilo de vida saudável e/ou atuem na área da Saúde. Vamos instalar nalguns pontos da freguesia equipamentos de ginástica. Fomentar medidas de apoio social especialmente dirigidas aos mais idosos e aos mais carenciados.

7.º C - Como classifica a relação entre a Junta e a nossa escola? Têm projetos comuns?

P.J. F.- Trata-se de uma relação de parceria. É exemplo disso o projeto Eco-escolas, atribuição de prémios de mérito e excelência, apoio em algumas visitas de estudo, etc.

 

7.º C- Para finalizar como se imagina daqui a 10 anos?      

P.J. F.- Espero ter muita saúde e força para continuar a desenvolver todos os meus projetos de vida.  

 

7.º C - Agradecemos a sua disponibilidade para esta entrevista.

P.J. F.- Um grande bem-haja pelo vosso interesse.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.larayaaraia.com se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.larayaaraia.com

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.

Esta web utiliza cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, obtener datos estadísticos y mostrarle publicidad relacionada con sus preferencias. Si continua navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información Aquí