nombre
JÓVENES PERIODISTAS EUROACE - JOVENS PERIODISTAS EUROACE
  • 25 de may de 2019

XIII Prémio Dulce Chacón de Narrativa

Dulce Chacón foi uma escritora nascida em 1954 em Zafra e que morreu a 3 de dezembro de 2003 em Madrid a causa de um cancro. O seu pai era o presidente da cámara de Zafra. Ela sempre amou a cidade onde passou a sua infância.Algumas das suas obras mais importantes, foram: “Algún amor que no mate”, “Cielos de Barro” e “La voz dormida”. O tema central da sua obra é a repressão franquista, especialmente a situação das mulheres. Foi uma mulher muito comprometida na luta contra a violência de género.

11 diciembre 2018

A cámara de Zafra colabora com o Relato de Escritores de Extremadura e prestam homenagem à memória da escritora com a criação do prémio “Dulce-Chacón”.

O prémio nacional de literatura “Dulce-Chacon” foi criado em 2004 e organizado pela cámara municipal de Zafra, o lugar de origem da autora. Durante os primeiros dois anos, foi entregue um prémio por ano, mas a partir de 2011, devido à crise, é entregue a cada dois anos.

Este ano o vencedor do prémio “Dulce Chacón” foi Javier Marías com o romance “Berta Isla”. Foi galardoado com 9.000 € e a escultura “El brazo” de Iñaki Martínez, estes foram concedidos pelo cámara de Zafra.

O escritor mostrou-se muito entusiasmado quando recebeu a notícia pelo telefone e sentiu-se muito orgulhoso.

De acordo com o presidente do júri, o romance fala sobre a solidão e a incompreensão. Esta história tem personagens muito definidas que têm uma trajetória muito condicionada por questões que eles não decidem.

Já estamos à espera do próximo vencedor! Podem ser obras publicadas em Espanha no ano anterior à concessão do prémio.... Quem será?!

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.larayaaraia.com se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.larayaaraia.com

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.

Esta web utiliza cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, obtener datos estadísticos y mostrarle publicidad relacionada con sus preferencias. Si continua navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información Aquí